quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Mea culpa

Mais uma confissão para a minha lista: Davi vomitou por minha causa.

Desde que começou a comer, ele não bate pratão. Come pouco e faz cara feia sempre. Tenho de segurar o peito para deixá-lo com fome. Só assim para ele dar umas boas colheiradas. Só que nesse último domingo eu me excedi. Nessa ânsia de fazer a criança comer, esquentei a papinha do almoço e fui dar a dita cuja, mesmo tendo dado o peito duas vezes naquela manhã. Preparei os brinquedinhos e o computador para servirem de distração. Algo que considero infalível (quando não tem o violão do pai) é a abertura da novela que terminou agora, Cordel Encantado. Aquelas figurinhas de xilogravura em preto e branco combinadas com a música do Gil sempre foram hit da hora de comer. Davi fica paralisado assistindo.

Tudo preparado, criança no cadeirão, começo a dar o almoço. Come uma, duas colheres e só. Tranca a boca. Faço palhaçada, dou replay 357 vezes na abertura de Cordel, balanço brinquedo. Faço de um tudo. Nada funciona. Só que o danado ri. E eu confesso: bem me aproveitei de um sorriso dele e lá foi uma colher cheia. Davi faz cara feia, como se fosse vomitar. E vomita. As duas colheiradas e todo o leite da manhã e da madrugada (ou pelo menos eu acho que era, porque foi muuuito).

"Caraca, que m... que eu fiz". Fico meio paralisada. O que fazer primeiro? "A criança, limpa a criança primeiro, sua anta". Pego o Davi e tiro babador e roupa. Dou uma limpada rápida na pia, enquanto abraço, encho de beijos e peço um milhão de desculpas. Fiquei me sentindo a pior mãe do mundo: como é que alguém enche tanto um bebê assim ao ponto dele vomitar? Começo a esboçar um choro (mas me controlei) e só sei falar "desculpa, filho". E ele, o que faz? Ri pra mim, como se não houvesse amanhã, como se nada tivesse acontecido.

Então, nota mental para mim: nada de distrações na hora de comer. Se comer pouquinho, deixa. Vai ver o leite já está sendo o suficiente.

2 comentários:

No mato sem cachorro disse...

Este Davi nasceu de bem com a vida mesmo e vai nos ensinar muitas coisas. Bj

Viviane disse...

Owww Liza não sei se to com mais dó de Davi ou de ver vc se sentir culpada,rsrs. Adorei o relato, vai servir muito p/ futuras mães. bjos