sábado, 3 de setembro de 2011

Relato de parto (finalmente...) - Parte I

Demorou. Mesmo. Mais de seis meses para escrever este relato. E o motivo para mim é bem claro. Não gostei muito de como aconteceu e até hoje acho que poderia ter sido diferente. Mas deixa eu contar aos poucos antes de chegar nos finalmentes.

Este relato começa no pré-parto. Tinha tirado três semanas de férias do trabalho prestes a completar oito meses de gravidez. Não tinha outro jeito. Essas férias iriam vencer no meio da licença e calhou bem, pois estava precisando descansar. Tudo programado para curtir, relaxar e arrumar a casa nessas três semanas. Seria o tempo de deixar tudo em ordem antes dele nascer. Fazer faxina, arrumar os armários, jogar coisas fora, lavar e passar roupinhas, preparar a minha mala da maternidade, terminar de comprar o que tinha de ser comprado.

Só que as coisas não saíram muito bem do jeito que imaginei. Minha família estava passando por uma barra pesada. Meu tio, irmão da minha mãe, estava com câncer. E faleceu assim que saí de férias. Eu e Tide fomos ao enterro. Abusei por ter ido. Foi em outra cidade, muito longe, estava muuuito quente e foi fisica e emocionalmente desgastante, mas não me arrependo. Queria estar lá para me despedir e, principalmente, para dar uma força aos que ficaram. No dia seguinte, o Tide teve um piripaque por conta do estresse emocional e fiquei o dia inteiro no hospital (mais um desgaste brabo pra mim).

Foi mais ou menos nessa primeira semana de férias que a barriga começou a pesar seriamente pra mim, apesar de todo mundo achar que ela era pequena. As dores nas costas aumentaram e não tinha mais a mesma energia. Fazia o que tinha de ser feito, mas me cansava muito mais e mais rápido.

Depois dessa primeira semana de férias que de nada teve de relaxante, resolvi que a semana seguinte seria melhor. Mal sabia eu que no final dessa semana o Davi chegaria, antes do previsto. Arrumei meu armário de roupa, o do banheiro e o da cozinha (um a cada dia, para não me esgotar). Estava muuuito calor, o verão mais quente que já passei na vida, senegalês. Suava bicas enquanto arrumava as coisas em casa.

Na sexta-feira dessa semana, estava exausta, mas tínhamos um aniversário para ir. O marido de uma amiga fazia aniversário. Não estava com muito pique de ir, nem o Tide, mas falei, quase como numa premonição: "ah, vamos sim. Vai ver essa é uma das últimas saídas à noite nossa". E era. A última antes do Davi nascer.

No dia seguinte, no sábado, passei umas roupinhas do Davi que tinham sido lavadas durante a semana, mas a maior parte ainda estava para passar. Fomos almoçar fora e dar uma volta no shopping. Logo depois do almoço, uma amiga ligou avisando que nosso grupo que sempre se encontra ia estar mais tarde na Cobal. "Passa lá!"

Mesmo cansada, pedi para o Tide me deixar na Cobal. Depois pegava um táxi e ia pra casa. O encontro das amigas dessa vez tinha um motivo especial: uma delas contava a cada uma que chegava que estava grávida!!! Era engraçado ver as caras de cada uma com a notícia. Umas mais espantadas que outras (né, Gigi?).

Durante a conversa na Cobal, sentia o Davi me chutando na costela. E mais nada além disso. Como ele já fazia isso há algum tempo, não achei nada demais. Fiquei na Cobal até umas 9 da noite e rachei um táxi para casa. Tomei meu banho, vi um pouco de TV com o Tide e fomos nos deitar por volta de 11h. Não estava sentindo NADA fora do normal.

Por volta de 1h da manhã, o susto. A bolsa estourou e não sei nem como, mas senti exatamente a hora em que aconteceu, apesar de estar dormindo. Acordei num sobressalto (para não molhar a cama... já falei que sou dona Neura da limpeza, né?). Dei um pulo da cama, literalmente. Sabia o que tinha acontecido e, daí em diante, comecei a tremer. De nervoso, de alegria, de medo. O Davi ia nascer e eu só sabia repetir: "mas ele ainda está muito pequeno."

(continua)

2 comentários:

Ju disse...

Você acha que toda a movimentação na semana contribuiu para adiantar o parto???? eu lembro desse seu pensamento de vamos sair pq pode ser a última vez hehe

Eu não achei a sua barriga pequena não, pelo contrário! Vc foi uma grávida linda!!

bjocas ju

No mato sem cachorro disse...

Na véspera de vc nascer eu fiz uma tremenda faxina com seu pai, até cera no chão eu passei. Não sentia nada, tremenda disposição, mas acho que vc achou que já era demais e resolveu dar o ar da graça na madrugada. Acordei com vontade de ir ao banheiro, fiz o número 2, mas depois percebi que eram as contrações. Acordei seu pai que ainda fez a barba (a calma em pessoa), ligamos pra sua avó/avô e fomos para o hospital. Logo em seguida vc nasceu, quase não deu tempo da médica chegar, um outro médico já se preparava para fazer o parto. Pronto... assim foi. Vc sempre muito objetiva.