domingo, 6 de novembro de 2011

Os vômitos, a creche e o fim de uma era

Dramático esse título, né não? Mas foi um drama o que rolou nos últimos tempos. Desde que Davi começou a comer coisas sólidas, papinhas e afins, ele tem vomitado. Começou nesse dia aqui e o episódio se repetiu. Da primeira vez, achei que foi por conta da minha ansiedade, de alimentá-lo rápido demais. Mas aconteceu de novo e de novo e de novo. Ao todo, foram quatro episódios em casa e dois na creche. No último deles, na creche, fui chamada para pegar o Davi mais cedo porque ele ficou bem molinho, abatido mesmo.

Nesse dia do episódio da creche, a berçarista me ligou assim que tinha chegado ao trabalho depois de dar o mamá da hora do almoço. E tinha demorado em torno de duas horas para ir e voltar (sendo que na creche mesmo, tinha ficado só uns 10 minutinhos). Tava arrasada por ter enfrentado um trânsito monstro, nervosa por ter demorado muito tempo e morrendo de fome. Pois então, mal cheguei, eu já tinha que voltar. De preferência em cinco minutos, porque o Davi estava molinho. Mas eu com certeza iria demorar pelo menos uma hora (de novo).

Com o coração na boca, tentei ligar para o Tide, para que ele tentasse chegar antes de mim e só caía na caixa. Put.....erda! Queria matar, esfolar, ele, o trabalho, o trânsito, quem aparecesse na minha frente. E nesse olho do furacão, me liga a compradora do meu apartamento querendo me dar uma pressão para sair mais rápido do apartamento (oi? o combinado não era final de novembro?eu tenho uma obra para acabar!). Não sei nem como consegui me controlar...

Acabei conseguindo falar depois com o marido enquanto me despencava de volta para a creche. Chegamos quase ao mesmo tempo e ainda rolou uma pequena discussão do marido com o senhorzinho que cuida do trânsito de entrada e saída de carros na creche ("vou deixar meu carro aqui porque tô indo pegar meu filho na creche, rapidinho; ele tá doente" ao que o senhorzinho respondeu "e eu com isso?" - o suficiente para fazer meu calmíssimo marido falar umas palavras bunitas para ele). Isto tudo porque estresse pouco é bobagem, né?

Na consulta de acompanhamento de oito meses, conversamos com o pediatra sobre o ocorrido. Segundo ele, não devemos nos preocupar muito, pois Davi continua crescendo e ganhando peso. Está agora com 73 cm de altura, 45cm de diâmetro da cabeça e 9,270kg de peso. Nos gráficos comparativos, está com um tamanho de cabeça na média, o peso está um pouco acima da média e a altura está muuuito acima da média. Engraçado que, comparativamente, ele deixou de ter um cabeção para ser um vara-pau. hehe

Bem, conversando com o pediatra sobre os episódios, chegamos à conclusão de que ele deveria estar muito cheio. Por isso acabava vomitando. Especificamente, nesse dia do episódio da creche, eu dei o peito antes dele almoçar (ele dormiu antes de almoçar e as berçaristas iam oferecer o almoço depois). Só que ninguém me avisou que ele não tinha comido! Fui logo pegando e dando o peito (toda afobada por conta da hora, do trânsito, do estresse). Depois, o bichinho ainda almoçou. E logo em seguida, colocou tudo pra fora.

O pediatra sugeriu que o peito da hora do almoço fosse interrompido e que eu tentasse respeitar os horários das refeições, segurando o peito para não atrapalhar a fome da criatura. Que o ideal era o Davi se alimentar de 4 em 4 horas. Acatei, porque acho que ele tem razão mesmo. O leite aqui ainda jorra, o peito fica duro e cheio como na época em que ele era recém-nascido (nem cheguei a menstruar ainda). Em casa, no final de semana, acabava dando o peito toda hora porque o Davi gosta, porque era cômodo (um ótimo tranquilizador de bebê) e porque era uma forma de matar a saudade acumulada da semana. Já suspendi o mamá do almoço (o fim de uma era!!!), mas confesso que no final de semana ainda estou dando o peito ao longo do dia, só que de forma bem mais comedida.

Outra coisa que só pensei hoje por conta de um comentário da minha vó, era que o estresse de ir e voltar da creche, a preocupação com horário, com trânsito, isso tudo podia estar passando pelo leite. E refletindo um pouco sobre isso, pode até ser que tenha alguam relação, o que me acaba me confortando e me dando a certeza de que tomei a decisão certa por suspender esse mamá.

O resultado é que Davi passou um final de semana lindo, sem vômitos e estresse!!! Por eu ter respeitado o espaço entre uma refeição e outra, sem dar o mamá desenfreadamente a qualquer momento, o apetite dele para a comida foi melhor. A papinha feita pelo papai com um pouco de tempero (um alhinho, azeite e um pouquito de sal para dar gosto) também contribuiu para ele comer tudo (bem melhor so que aquela insossa que eu estava fazendo). Uma satisfação para essa mãe aqui!

2 comentários:

No mato sem cachorro disse...

Ufa! Página virada e mais um monte de aprendizado. O principal? NO STRESS. Beijão

Ju disse...

Tide fazendo papinhas? que coisa mais fofa!!! Pergunta de iniciante... O fato de vc ainda dar peito está relacionado com o fato de vc não menstruar?? bjus