quarta-feira, 21 de março de 2012

Da pneumonia à maratona

Dei uma sumidinha básica do mapa por algumas razões. Tide viajou e fiquei uns três dias só eu e Davi, Davi e eu. Era só eu, full time. Sofri por antecipação, achava que não daria conta. Mas dei e achei que até estava safa. Só que nem tudo foram flores. Davi adquiriu uma gripe na creche e, de presente, passou pra mim. Febre na criança e canseira pra mim (do resfriado e de estar direto só com Davi).

Mas passou. A febre, o resfriado não. Esse aí se estendeu por mais uma semana. O dele e o meu. Até que a febre resolveu voltar. A dele. Veio um dia e veio mais um. Davi continou indo para a creche, pois seu comportamento se mantinha o mesmo. Comia bem, brincava. Só de noite tinha uma febrinha.

No segundo dia da febre, acordou meio prostrado. Eu já estava no trabalho e o Tide me ligou. "Liza, ele tá muito paradinho, parece que nem quer acordar. Vem pra cá". Depois de muito insistência e de um chega pra lá no marido ("pô, tu tem de começar a resolver as coisas sem mim; eu fiquei uns dias sem você e dei conta"), fui pra casa.

Ao chegar, Davi estava bem. Tinha acordado, já estava brincando. O pediatra tinha recomendado que a gente o levasse no médico, mas eu insisti com o marido que ele estava bem, que levasse pra creche, que ele tava ótimo, que não era nada demais, só resfriado. Na creche, comeu tudo, brincou, tudo normal; as meninas só notaram que ele estava tossindo muito. À noite, nova febre.

Só no dia seguinte levamos na emergência. E era pneumonia. Na hora, a culpa bateu forte. Eu tinha negligenciado meu filho. Preocupada com coisas do trabalho, cansada e resfriada, achei, presumi, imaginei que estava tudo bem e não o levei ao médico. Fiquei na m.... Que piorou sensivelmente quando o levamos ao seu pediatra, que aproveitou a situação e ainda deu uma tripudiada em cima de mim reforçou sua orientação de cortar o peito durante o dia para que ele tenha fome para comer coisas sólidas. Fez cara feia e tudo pra mim.

Saí de lá mais arrasada ainda. Davi tinha emagrecido 410 gramas por conta da pneumonia e a culpa ainda era minha por estar dando peito demais (eu sei, racionalmente, a culpa não era só minha, mas ela bateu forte e eu a abracei com tudo). Mas existe isso de dar peito demais? O que fazer se depois do diagnóstico da pneumonia e do início do antibiótico (primeiro da vida dele...) ele resolveu não comer praticamente nada? E depois, com ele já saudável, como manter a produção em dia com ele só mamando de manhã, de noite e de madrugada (cada vez menos, já que ele tem dormido bem melhor)? Ele ama, eu amo, a gente ama e se ama nesse momento. Achava que dava pra manter o peito durante o dia. Não a toda hora, mas pelo menos depois do almoço e no meio da tarde (antes de cada cochilo dele).

O resultado é que esta semana inteira Davi ficou em casa, mas não de molho. A vovó ficou com ele (ainda bem que esta semana fatídica casou com a sua vinda para o Rio) e o danado resolveu que iria andar. Mas andar mesmo.

Já estava ensaiando. Dava seus passinhos ao ser estimulado, entre duas pessoas, há algum tempinho. No início dessa semana, começou a andar de uma pessoa pra um objeto, com algum estímulo. E começou a andar de um objeto pro outro (do sofá pro rack, do rack pra mesa, da mesa pra porta, da porta pro berço e por aí vai). Tudo muito curtinho, rápido e normalmente ele se jogava no final (ansioso e descontrolado demais para andar calmamente de um ponto a outro).

Só que hoje, bem no meio do seu tratamento para pneumonia, na semana em que devia estar mais quietinho em casa, ele resolveu andar em frente, sem destino certo. Praticamente um maratonista. Nada como uma avó high tech com um ipad em mãos para gravar o flagra e passar o link pra mim no trabalho. Fiquei babando. Ó só.



  

8 comentários:

Liza Souza disse...

Que lindeza, Liza! Fiquei babando aqui tbm, imaginando que logo o meu Davi vai estar assim tbm. Melhoras para ele e nada de ficar se culpando, viu? Olha que filho lindo que voce tem. Isso sim é culpa sua! rs
Beijos

Ju disse...

Liza, essa maratona do Davi está linda demais! Muito bom ver ele se desenvolvendo desta forma!

Sobre o pediatra, não ligue para ele! Médico sabe muito, mas não sabe tudo! Tente achar um meio termo que seja bom para vcs dois em todos os sentidos ;)

bjus, ju

Anônimo disse...

em primeiro lugar o pediatrada esta errado nunca vi pediatra mandando criança largar o peito.
e criança doente nao vai prá creche..nem que seja qualquer febre pode passar doenças pra todos outros ou ai é diferente?

bj lu gastal

Liza disse...

Lu,

Ele não falou para largar, mas para ter horários fixos (ao acordar, à noite antes de dormir e de madrugada conforme ele pedir).

E aqui a gente também não manda pra creche com febre não! Mas a febre vinha à noite e ia embora. Ele acordava bem disposto. Criança com resfriado vai pra creche sim, a não ser que seja algo mais sério (como infelizmente foi o caso). Nariz escorrendo não é impedimento.

bju

No mato sem cachorro disse...

E começa a fase do "cadê o Davi?" ...

Dayane disse...

Liza, normal de toda mãe se sentir logo culpada, mas a gente não espera certas coisas.
O Davi ta lindo andante! Que fique bom logo.
Beijos

Rafaella disse...

Que gracinha, muito fofo andando...
Você não tem culpa, com esses sintomas eu nem imaginaria tambem que era pneumonia, ele comia bem, estava tudo certo na creche e o unico problema era uma febrinha a noite...
O importante é que ele esta melhorando e que vc esta bem tambem...
Bjs

Celi disse...

Oi Liza,
Espero que o Davi tenha melhorado... que tudo esteja entrando nos eixos. Filho doente corta o coração e queremos que aconteça conosco, menos com eles... Não é mesmo?
Quanto ao seu comentário no lugar errado nem esquenta. Não tem problema. Você é sempre bem vinda e voltarei mais vezes, viu?
Um grande beijo.